HISTÓRICO DE BOM PROGRESSO
          Bom Progresso passou a receber os primeiros colonizadores na década de 1940, no local que na época era denominado de Rincão da Boca da Picada ou Estradão, estes primeiros moradores eram oriundos das chamadas colônias velhas. O primeiro morador chamava-se Pedro Andrade Diniz, conhecido como Pedro Bugio, como segundo morador consta Urbano Mendes Camillo, como terceiro morador e primeiro comerciante consta Paulino Alberto Renz. O primeiro salão de baile foi construído por Carlos Rospide Arbo, o primeiro soque de erva mate foi construído por Carlosmann Rospide Arbo, já Hugo  Hirschmann e Edvino Osvino Bönemann se estabeleceram com a primeira serraria e marcenaria. Também se destacam os primeiros moradores Pedro Denkiu, Baldoíno Schoeder, Baldoini Vogt, Cezarino Neckel, Terêncio Bones, Agenor de Souza, Armindo Kautzman, Augusto Persich, Olímpio Alves da Silva, João Perego, Lino Kunrath, Quintiliano Bonette de Campos
        No ano 1955 foram dados os primeiros passos para trazer a energia elétrica para Bom Progresso, fato que se concretizou no ano seguinte. Em 1957 foi construído o primeiro colégio, que atualmente é a Escola Estadual de 1º e 2º Graus José de Anchieta. No ano de 1959 foi criado o Distrito Administrativo de Bom Progresso, pertencente ao Município de Campo Novo. Neste mesmo ano foi idealizada a construção dos três primeiros prédios do Centro Rural de Ensino Supletivo – CRES, atual Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC.
        Em 1988 sob a presidência do SrºEdvino Osvino Bönemann, ex-vereador e vice-prefeito do Município de Campo Novo, iniciaram-se os primeiros movimentos pró-emancipação de Bom Progresso. Sendo que em 1991 após a vitória no plebiscito com o apoio da maioria da população bomprogressense, que se deu o primeiro passo para aemancipação politico-administrativa. No ano seguinte, mais precisamente na data de 20 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9.567 foi criado o Município de Bom Progresso, desmembrando-se de Campo Novo, Três Passos e Humaitá.
        Desde a colonização até os dias atuais destacam-se na produção agrícola as culturas do milho, soja e trigo, outra atividade que atualmente vem ganhando cada vez mais espaço é a produção leiteira.
       

Compartilhe!